quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bons Livros....(96)


MALU DE BICICLETA 

MARCELO RUBENS PAIVA..........(2004)

Luiz é o protagonista deste romance, o narrador que nos conduz por sua trama lasciva - ele que amava as mulheres, ele que converteu a luxúria em deliciosa obsessão, cultivando o prazer sem qualquer culpa. Um hedonista incorrigível que seduz e atrai os mais diversos tipos de amantes, consegue transas inesquecíveis sem, no entanto, criar vínculos ou compromissos:

"Tentaram me consertar. Uma mulher quer sempre consertar um cara. É; para implicarmos com elas que nunca cedemos. É; para deixá;-las infelizes, impotentes. Sabemos os truques, todos, de como atormentar uma mulher, todas. Já; dei prazer a tantas (...) Será; que agora resolveram todas se vingar?"

Dizem que o verdadeiro "galinha" nunca se apaixona, mas Luiz acaba caindo de amores pela bela e misteriosa Malu que ele conhece durante uma viagem ao Rio de Janeiro. Em São Paulo, os dois vivem um relacionamento amoroso e ardente até o momento em que Luiz descobre um bilhete enigmá;tico dentro de um exemplar de Madame Bovary e Malu passa a viajar muito para o Rio.

Herói sem cará;ter, Luiz vai nos seduzir ao revelar a doce fragilidade de um romântico inveterado, atormentado pelo fantasma de estar sendo traído pela mulher que ama:

"Sim, doutor Bovary, me identifico com o senhor neste momento particular de minha vida. E vou viver o meu pesadelo como o senhor: só e calado. Mas uma coisa nos difere, doutor Bovary. Eu mereço."

Ps: Neste livro que marca sua volta à literatura, depois de oito anos dedicados exclusivamente ao teatro, Marcelo Rubens Paiva mescla com rara habilidade erotismo e lirismo, construindo uma engenhosa história de amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário