quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bons Livros....(93)



MEUS TEXTÍCULOS 

EDUARDO FERREIRA MOURA............ (2012)

Meus Textículos é o segundo livro de Eduardo Ferreira Moura. Trata-se da reunião de cinquenta contos curtos (textículos), escritos ao longo de um ano, selecionados a partir de uma temática cotidiana.
Os contos se articulam de forma a compor uma narrativa nada convencional, relativizando as linhas do tempo e as curvas do espaço, que estão insubordinadas às histórias. Cabe ao leitor determinar o início, o meio e o fim do livro e dos textos que o compõem. Bem como cabe ao leitor determinar a ordem das histórias apresentadas e até a construção dos personagens, que é muito pouco descritiva.

Todo o livro é narrado em primeira pessoa, pelo mesmo personagem, desvelando um alter ego que em momento nenhum se apresenta, jamais sendo designado por um substantivo próprio. Esse alter ego sem nome e, muitas vezes, sem moral é a alma do livro, que acaba se comportando como um romance disfarçado, uma biografia fictícia em cinqüenta micro-capítulos. Trata-se de um romance sobre ninguém e, ao mesmo tempo, sobre todos nós.

PS: Belíssima coletânea de textos desse autor nacional. São textos curtos, de linguagem fácil e atraente que dignifica o trabalho de um ano d Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário