quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bons Livros ...(76)


VERÃO DA LATA

 WILSON AQUINO........ (2012)

Em agosto de 1987, a Polícia Federal recebeu de órgãos internacionais a informação de que um navio que se aproximava da costa brasileira estaria carregando toneladas de maconha acondicionadas em latas de metal. Uma grande força tarefa foi montada para interceptar a droga, mas apesar do esforço conjunto das autoridades civis e militares, tudo o que encontraram na embarcação foi um porão vazio. Frustrados, os policiais brasileiros se perguntavam como 22 toneladas de maconha poderiam ter desaparecido. A resposta não demorou a vir à tona. Poucos dias depois, centenas de latas amanheceram nas areias do litoral paulista, dando início ao "Verão da Lata". Wilson Aquino reconta esse inusitado episódio da história brasileira, mostrando como ele afetou a cultura popular da década de 1980, um período de abertura política e de transformações na sociedade brasileira.
Este ano, o inesquecível “Verão da lata” completa 25 anos. Quem estava pelo pelo litoral entre Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em 1987, provavelmente ouviu falar do navio Solana Star que despejou no mar toneladas de maconha dentro de latas. Após todos esses anos finalmente vamos conhecer melhor a história que antes era só contada apenas em rodas de fumo por maconheiros da década de 80.

PS: Em setembro de 1987, latas recheadas de maconha fizeram a cabeça de surfistas do Rio de Janeiro e do litoral de São Paulo. A origem foi o navio de bandeira panamenha Solana Star. Wilson Aquino reuniu fotos, depoimentos e entrevistas de quem viu, ouviu e "curtiu" o recheio desse verão longo e ilícito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário