quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bons Livros....(73)



GULAG


ANNE APPLEBAUM   (2004)


De escolas mais primárias ao mundo profissional da Academia, o grande marco no que toca a homicídio de massa permanece o Holocausto Nazi da época da Segunda Guerra Mundial. Como as recentes guerras étnicas do Ruanda nos continuam a lembrar, no entanto, focalizar essa realidade num único acontecimento histórico acaba por ser miopia. Em “Gulag”, Anne Applebaum introduz os leitores ao mundo dos campos de concentração Soviéticos, expondo uma brutalidade tão horrível ou pior que a de Hitler, mas nem de perto tão familiar ao homem comum. Usando detalhes penosamente vivos, Applebaum descreve as condições de vida das pessoas que eram apanhadas na rede do Gulag. Vemos a luta por alimentos e outros bens básicos, assim como as dificuldades em manter a higiene íntima. As camas cheias de piolhos e outros insectos — relatos suficientemente vivos para o leitor ter vontade de mudar os seus próprios lençóis. Era uma existência em que cada um apenas olhava por si, o suficiente para fazer perder a cada um o seu sentido da humanidade. Estaline quis o Gulag fosse constituído por entidades auto-suficientes. A produção e a industrialização eram promovidas, e aos prisioneiros eram exigidas cotas de produção previamente estabelecidas. Como um resultado, muitos prisioneiros subscreveram a tufta; procurando por todos os meios escapar ou aliviar-se das cruéis exigências de trabalho nos campos, extremamente duras. Milhões de pessoas estiveram detidas nestes campos de concentração, e a sociedade Soviética como um todo, todos os seus cidadãos, temiam a possibilidade de serem atirados para o Gulag, como prisioneiros políticos. Era uma das muitas tácticas que Estaline usava para manter o seu controle férreo sobre os cidadãos da USSR. O livro de Applebaum é um verdadeiro trabalho académico de investigação, vital para o entendimento da antiga União Soviética.


Ps: O colapso da União Soviética trouxe a tona detalhes sobre um dos maiores crimes contra a humanidade cometidos no seculo XX.

Coberto com um véu de segredo, o Gulag compreendia uma série de campos de concentração que atravessava o país. Suas localizações foram apagadas dos mapas oficiais, mas, ao lado do exílio forçado, era um dos principais instrumentos de terrorismo de Estado totalitário comunista.

Neles Milhões de criminosos e principalmente prisioneiros políticos trabalhavam como escravos e em condições sub- humanas, para ajudar e desenvolver e sustentar a cambaleante economia soviética, da revolução de 1917 até os anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário