quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bons Livros.....(70)



100 BALAS


BRIAN AZZARELLO e  EDUARDO RISSO (1999)

Escrita por Brian Azzarello, desenhada pelo argentino Eduardo Risso e publicada aqui no Brasil pela editora Pixel. 100 Balas (100 Bullets) é uma história em quadrinhos que inicialmente conta sobre o valor da vingança contra aquelas pessoas que acreditamos ter tido culpa sobre algum momento ruim de nossas vidas, e que depois vai evoluindo conforme os personagens vão tomando forma e solidificando seus objetivos e passados. Quando foi lançada, o teor de violência em suas páginas foi muito criticado, pois 100 Balas mostra o mundo do crime como “ele é”, sem romantizar os protagonistas transformando os em possíveis heróis que começaram no mundo do crime por falta de opção. Claro que existem estereótipos para fazer com que o leitor reconheça alguns elementos e se interesse pela HQ, mas dentro de 100 Balas tudo tem um motivo assim como na vida real.
As histórias sempre começam da mesma forma: uma pessoa, que teve sua vida arruinada ganha a chance de se vingar de quem ajudou a transformar tudo num inferno. O agente Graves aborda o interessado e faz a proposta, 100 Balas impossíveis de serem rastreadas e um revolve para que a vingança seja feita a velha moda do mundo da máfia. 

 PS: “Por que ler 100 BALAS”? Porque é uma das melhores obras feitas para os quadrinhos de todos os tempos, simples.Brian Azzarello e Eduardo Risso e seus outros comparsas cometeram aqui o crime perfeito: criaram uma história sobre o comportamento humano (a parte mais sórdida dele, pelo menos) sólida, intrigante, madura e composta por tantas camadas que – certo como um tiro no alvo – fará você começar a ler do início novamente no dia em que acabá-la. E, quando terminar de novo, satisfeito e desesperado, vai te fazer ter inveja de quem ainda não a leu.
A série ganhou os 2002 Harvey Awards de Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Série Continuada, eo 2003 Prêmio Harvey de Melhor Artista, bem como de 2001 Prêmio Eisner de Melhor História Seriada, e de 2002 e 2004 Prêmio Eisner de Melhor Série Continuada .

É o que chamam por aí de obra-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário