segunda-feira, 21 de maio de 2012

E Agora ?


SBT adquire novos episódios de ‘Chaves’, mas Seu Madruga poderá ter outra voz

Uma notícia triste para os fãs da série “Chaves”. Carlos Seidl, o dublador oficial de Seu Madruga, não quer mais emprestar sua voz ao personagem nos episódios novos que o SBT teria comprado.
Seidl contou ao site que tomou essa decisão por que a emissora de Silvio Santos não paga pelos direitos autorais de seu trabalho. De acordo com ele, o SBT exige que os dubladores assinem um contrato cedendo os direitos por 25 anos. “Chaves” é exibido há 28 anos e durante esse longo período, a emissora jamais pagou os direitos pela dublagem.
“Não vou assinar um compromisso de passar esses direitos. A cada vez que o SBT reapresenta diariamente a série, deveríamos receber por isso”, declarou o dublador oficial do Seu Madruga ao site. Seidl afirmou também que pretende entrar com uma ação na Justiça contra a emissora.
“Agora vou entrar na Justiça. A viúva do Marcelo Gastaldi [morto em 1995], que fazia o Chaves fez isso. Demorou 11 anos com essa causa, mas conseguiu. A primeira etapa foi para provar que o Marcelo não abriu mão dos direitos autorais dele. Teve uma solicitação que o SBT apresentasse documentos que teria vendido os direitos e eles alegaram que não deviam mais nada. Só nesta história foram seis anos, mas agora ela ganhou”, contou ele.
Entretanto, os dubladores dos demais personagens devem aceitar emprestar suas vozes nos novos episódios. Ele afirmou que seus colegas de trabalho vão fazer o programa primeiro para depois entrar na Justiça.
Mas apesar de estar em luta por seus direitos, Seidl disse que se sente muito mal por ficar de fora dos próximos episódios. “Eu me sinto muito mal, é um personagem que eu gosto de fazer, tem uma ótima resposta dos fãs, mas esta é uma causa justa. A classe artística sempre é explorada neste sentido, faz por prazer e a outra parte sai lucrando.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário