segunda-feira, 12 de março de 2012

Batman...


Em campanha contra o crime, homem se veste de Batman em Taubaté, SP
Do começo do ano até março, Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, registrou 11 assassinatos - incluindo a morte de um policial militar. Preocupado com a situação do município, o militar da Marinha aposentado Andy Trevisan, de 50 anos, resolveu fazer a sua parte se vestindo como Batman.
O “Cavaleiro das Trevas” vai dar um reforço à campanha pela paz realizada nos bairros com alto índice de adolescentes envolvidos com o crime. No ano passado, o número de menores infratores aumentou 50%.
Andy não tem batmóvel nem cinto de utilidades cheio de apetrechos. A arma dele é outra: a conversa. "O poder dele [Batman] é o exemplo, são as palavras. Passo o exemplo que ele luta pelo bem sem precisar usar uma arma", disse.
Para o aposentado, ser herói é ter bons valores. "Certas coisas que parecem bobagem, mas são muito importantes num trabalho de prevenção, é a família, o estudo, o respeito às leis, o respeito às regras da sociedade, o respeito ao cidadão, a solidariedade, amor ao próximo", disse.
Quem combate o crime de verdade reconhece a importância de ter um super-herói na equipe, mesmo que seja de brincadeira. "É a figura do herói, despertando no jovem que vale a pena ser do bem, vale a pena ser bom, lembrar de valores positivos de respeito, respeito às leis”, disse a comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em Taubaté, Major Eliane Nikoluk. “E para quebrar um pouco aquela questão do jovem tendo admiração, cultuando líderes negativos e até criminosos", acrescentou.
Para a policial, outros heróis além do combatente de Gotham City podem ajudar a combater o crime com conselhos e exemplo. "São bem-vindos a Emília, a Narizinho, quaisquer outras figuras positivas que queiram aderir ao movimento. Então, que outros personagens possam participar e estão convidados desde já a somar esforços nessa ação pela paz."
O Batman de Taubaté disse que suar a camisa por uma causa nobre é uma honra. “O suor a gente toma um banho depois e resolve", brincou o militar aposentado. A próxima “Ação pela Paz” será realizada no sábado (17), no bairro Esplanada Santa Terezinha. E o “Bruce Wayne brasileiro” estará presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário