sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bandas Boas que conheço...(47)



MUKEKA DI RATO

É uma banda de punk rock/hardcore punk formada em 1995 na cidade de Vila Velha no Espírito Santo. São conhecidos por terem um senso de humor sarcástico e por fazerem shows irreverentes.

A Mukeka di Rato foi formado em 1995 com Mozine no baixo, Dudu na guitarra e Brek na bateria e teve esse nome inspirado em uma reportagem que contava odrama de uma cidade de Pernambuco onde seus habitantes estavam comendo ratos achados no lixo. Os dois "K" no logotipo da banda, foram para homenagear bandas finlandesas que os membros gostavam de escutar na época.

Com a entrada de Sandro nos vocais, gravaram sua primeira demo tape chamada Sobrevivência. Logo após o lançamento da demo, a banda despontou no cenário capixaba e faz vários shows, participando de vários fanzines e tocando em alguns programas de rádio. A banda, em seguida, gravou mais 8 músicas que saíram em duas coletâneas. Após lançarem esse material, o Mukeka ainda participou de várias coletâneas em K7 e CD. Após esse período, o guitarrista Dudu deixou o conjunto e, em seu lugar, assumiu Paulista.

Em 1997, foi lançado o álbum Pasqualin na Terra do Xupa Kabra, pela gravadora RVC Music, de Brasília (depois sendo relançado pela gravadora Läjä Records). Em1999, saiu o álbum Gaiola pelo próprio selo da banda, chamado Läjä Records e teve grande repercussão tanto nacional quanto internacional. O Mukeka di Rato participou de coletâneas e splits do mundo inteiro, tendo grande retorno com isso.

Em 2001, o vocalista Sandro deixou a banda e, em seu lugar entra o roadie Bebê. Após alguns ensaios de adaptação, lançam no mesmo ano o álbum Acabar com Você, que teve o seu videoclip exibido na MTV, gerando um enorme crescimento de popularidade, chegando inclusive a ser lançado no exterior.

Em 2004 lançam o álbum Máquina de Fazer, pelo selo carioca Urubuz Records, que teve em algumas faixas, a participação de Sandro, o ex-vocalista do grupo. Fizeram vários shows no circuito Rio-São Paulo e tocaram em algumas cidades que nunca haviam estado antes. No mesmo ano, os integrantes do Mukeka di Rato tocaram com as bandas Vivisick (do Japão) e Hellnation (dos Estados Unidos), trazidas pela gravadora da banda. Em 2005, foi lançado o segundo clipe do Mukeka di Rato na MTV, com a música Clube da Criança Junkie.
Em 2006, o vocalista Bebê saiu da banda para o retorno de Sandro. Em 2007, lançaram o álbum chamado Carne.

FORMAÇÃO:
Sandro (vocal)
Paulista (guitarra)
Mozine (baixo)
Brek (bateria)

DISCOGRAFIA:
Pasqualin na Terra do Xupa-Cabra - (1997)
Gaiola - (1999)
Acabar Com Você - (2001)
Máquina de Fazer - (2004)
Carne - (2007)
Atletas de Fristo - (2011)

PS: Mukeka di Rato é hardcore, mas de um modo diferente. De palito de dente no canto da boca, não de franja e roupinha descolada. De chinelo de dedo, não de coturno. Sem dedo na cara – isso não faz o tipo deles, que estão mais para personagens folclóricos “feios” que Monteiro Lobato deixou de fora de sua obra – o MDR faz críticas sociais, mas de forma arguciosa, como em “Voltar A Viver” e “Você É Você!”. “Pedro e Alfa” reflete o estresse cotidiano e o vazio existencial de um trabalhador que através do rock tenta abstrair do caos que o cerca.
Recomendo toda, eu disse TODA discografia dessa honorável banda... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário