quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bons Livros...(40)



O DIÁRIO DA TURMA 1976-1986: A HISTÓRIA DO ROCK DE BRASÍLIA 


PAULO MARCHETTI  (2001)

O livro foi escrito pelo jornalista e “quase vivente” da história Paulo Marchetti no mês de Junho do ano de 2001, foi lançado pela Editora Coenrad com quase 200 páginas (192 para ser exato), conta com um acabamento maneiro, inúmeros depoimentos altamente significantes e fotos, muitas fotos legais que se mostraram altamente necessárias que ilustraram perfeitamente todo cenário da época! (Bem que o autor do livro do Rock In Rio poderia ter usado este livro aqui como referência).
A história é seguida em forma de depoimento por algumas pessoas que estavam presentes ali no nascimento da era “punk” de Brasília. Renato Russo de um lado da cidade e a Turma da Colina do outro… E digo que a história apresentada no livro é somente da galera mais “boy” da cidade (uns eram filhos de embaixadores no estrangeiro, outros moravam em Londres em determinado período e uns ou outros estudavam em escolas como La Salle, Marista, Escola Americana de Brasília e por ai vai.) Bandas como Plebe Rude, Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial, Escola de Escândalos, Peter Perfeito, entre várias outras não ficaram de fora, muito pelo contrário, foram bem apresentadas com depoimentos (como disse anteriormente) por ora, muito bem humorado e que de fato conseguem prender o leitor, tornando no mínimo algo muito interessante.
O livro conta com milhares de depoimentos, abordando temas como shows que ocorriam na cidade (Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro…), bares, como a galera conheceu alguns sons (tipo Sex Pistols, urgh!), algumas brigas e umas boas histórias com drogas, como foi o caso de um apartamento em que Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) morava na Asa Norte, além da tal da Rockonha, imortalizada na música Faroeste Caboclo do Legião Urbana.
Ao começar a leitura é extremamente possível perceber que o autor fez uma correria grande, para representar a história de uma forma dinâmica e não cansativa, arrumar todas as fotos presentes no livro, imagens dos flyers e etc. Recomendo pra quem tem interesse em histórias sobre bandas nacionais, nascimento de uma certa “cultura” ou até para simpatizantes das bandas que vieram a estourar na década de 80 até idos de 90 saídas aqui do quadradinho.


PS:A história do rock de Brasília é um capítulo importante da história do rock brasileiro, pois a década de 80 foi o berço de formação do rock nacional. Muitas bandas famosas da cena surgiram nessa época. As histórias são várias, e agora algumas delas são contadas neste livro.
O “Diario da Turma” é um livro com sabor de anos 80. Há partes interessantes, uma a respeito de termos, citando por exemplo a Rockonha (as festas rockeiras regadas a erva e citadas pelo Legião Urbana) e a origem da Turma da Colina (Fe, Flavio e Renato Russo), que reuniu o inicio do Capital Inicial. Tudo é contado atraves de depoimentos de alguns dos artistas da época, cobrindo o período de 1976 a 1986. 1976 marca o início do punk rock na Inglaterra, sabidamente grande influência do rock brazuca, até 1986, quando a maioria destas bandas já não está mais em Brasília e começa a se tornar conhecida em outros centros.
Dos inúmeros depoimentos usados no livro, há o de integrantes da Legião Urbana, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, do Capital Inicial, de pessoas que não chegaram ao estrelato mas participaram da cena. Um depoimento que seria de grande importância e não pôde ser incluído seria o de Renato Russo, falecido em 1996 e ativo participante da cena, desde seu início no Aborto Elétrico até o auge com a Legião Urbana.
O livro é um deleite para quem vivenciou a época e para os inúmeros fãs das bandas. Como uma pequena cartilha, o livro ainda oferece um índice das bandas preferidas dos entrevistados, além das inúmeras fotos espalhadas ao longo do livro. É um belo registro histórico da época mais importante (e interessante) do rock brazuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário