sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bandas Boas que conheço....(34)


SHELTER

É uma banda American Hare Krishna de hardcore e punk.

É possível aliar a agressividade do hardcore com as mensagens positivas da filosofia hare krishna? A resposta é Shelter! Formada por dois pilares do estilo nos Estados Unidos, Ray Cappo e Porcell, a banda conseguiu o feito de levar os ideais de não-violência, vida sem drogas e espiritualidade ao público jovem em vários países do mundo. A dupla deu seus primeiros passos na música com o lendário Youth Of Today ainda na década de 80, em Nova York, em uma fase em que o hardcore e o punk estavam em alta na cidade. São daquela época as raízes do que viria a ser o som do Shelter. O Youth Of Today tornou-se parte essencial do underground, ao lado de Gorilla Biscuits, Sick Of It All e Agnostic Front.

Paralelamente, Cappo criou o Shelter apenas como um projeto onde explorava sons mais melódicos e os temas espirituais. Quando o grupo original encerrou suas atividades, em 1988, Cappo comprou uma passagem só de ida para a Índia e foi dedicar-se aos estudos da cultura oriental, sânscrito, medicina natural e yoga. Ao voltar para os Estados Unidos, reencontrou o velho amigo Porcell e ambos sentiram que era hora de fazer algo novo. Reviver o Youth Of Today não seria o passo adequado e caminho natural foi seguir com o Shelter. A gravadora Equal Vision lançou "Perfection Of Desire" em 1990 e, com este álbum, o krishna-core estava criado.Com o EP "Quest For Certainty", a banda fez sua estréia na gravadora Revelation em 1992 e ainda lançaria "Attaining The Supreme" um ano depois.

Várias mudanças na formação aconteceram durante a carreira, mas a dupla Cappo e Porcell manteve-se unida. A consagração surgiu em 1995 com o disco "Mantra", já pela Roadrunner Records, e com uma extensa tour pelos Estados Unidos, Europa, Japão e América do Sul. O hit "Here We Go Again" tornou-se um sucesso nas rádios e na MTV, ficando em primeiro lugar por três semanas seguidas no Brasil. A viagem se estendeu por quase dois anos e, com isso, um novo disco saiu somente em 1997. "Beyond Planet Earth" acabou não tendo o mesmo impacto do seu antecessor, já que o público não se acostumou com as inovações sonoras e com o flerte com faixas mais acessíveis. Durante a tour norte-americana, um acidente quase pôs fim à história do Shelter. A van que levava a banda derrapou na estrada e capotou, deixando alguns integrantes seriamente feridos. Recuperados do acidente, Cappo e Porcell resolveram repensar a carreira.

Em busca de mais liberdade, trocaram novamente de gravadora, assinando com a Century Media. O resultado foi "When 20 Summers Pass", um disco que marca a volta do Shelter ao hardcore rápido e melódico que sempre o caracterizou. Um dos mais pesados de toda a discografia do grupo, o álbum tem sido muito bem recebido e sua tour de divulgação, um verdadeiro sucesso. Incluindo a terceira passagem pela América do Sul, desta vez com shows no Brasil e Argentina.

Após as férias surgiram rumores de que esta teria sido a última tour do Shelter. Fato negado com o anúncio das gravações de "The Purpose, The Passion", cujo lançamento está previsto para o próximo mês de maio. Seu diferencial será a entrada de uma mulher na guitarra base. Sri Kesava, ex-namorada de Ray Cappo - líder é único membro da formação original do Shelter - uniu-se ao grupo, que conta ainda com Franklin Rhi (baixista dos CDs "Mantra" e "Beyond Planet Earth") e Sean Sellers (bateria). Outra novidade é o novo parceiro de Ray, o guitarrista Supergrass, que substitui Porcell, um dos fundadores do Shelter, que afastou-se da banda para se dedicar à família e ao filho recém nascido.

FORMAÇÃO:
Ray Cappo
Dave Ware
Todd Knapp
Tom Capone
William Knapp

DISCOGRAFIA:
Mantra (1995)
Beyond Planet Earth (1997)
Quest for Certainty (CD Re-issue) (1998)
Chanting & Meditations (1998)
When 20 Summers Pass (2000)
The Purpose, The Passion (2001)
Eternal (2006)

PS: Porradaria certeira em ouvidos desavisados.
Shelter leva ao extremo o som hardcore, com temáticas extremamente simples que fala de relacionamentos, vida urbana além dos preceitos do "Hare Krishna". é simplismente espetacular.
Eu indico os discos Mantra (1995),The Purpose, The Passion (2001),The Purpose, The Passion (2001),Eternal (2006).
BOM SOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário